TOPO Chiado

_

Os Terraços do Carmo com o Convento, o Elevador de Santa Justa e a Baixa com o Castelo de S. Jorge no cimo da colina são o enquadramento do espaço que temos para transformar em Restaurante/Esplanada e Bar/Esplanada. O projecto de arquitectura é do Arqº Siza Vieira.

O espaço dispõe de 3 níveis de plataformas/socalcos que nos permite fazer espaços diferenciados ao nível das funções.  Encontramos uns bancos maciços em pedra, iluminação de pavimento e na plataforma superior uma pérgula.

Partimos do princípio de utilizar equipamentos em materiais nobres e intemporais como a pedra e o aço existentes nos monumentos circundantes e que são utilizados desde sempre no exterior. Estes para além de terem um enquadramento ao nível da matéria também se pretende que do ponto de vista cromático estabeleçam continuidade com as côres das fachadas em pedra que constitui o pano de fundo de todo o espaço. Deste modo os Bares são construídos em estrutura de aço revestida a réguas de madeira com velatura preto mate à semelhança da patine das pedras de lioz.

O mobiliário escolhido é constituído por finas barras de aço lacado a cinza claro, matéria que remete para o aço do elevador de santa justa ao fundo e pedra de Lioz. As cadeiras são da autoria dos irmãos Bouroullec, as mesas e sofás foram desenhados a partir do desenho da cadeira em aço com a introdução da pedra e estofo. Acrescentámos mais alguns pontos de iluminação em Bolas de luz gigantes pousadas nos relvados e diversas plantas de temática tropical alternam com o mobiliário. No restaurante situado na plataforma mais elevada projectámos um sofá que envolve todo o espaço conferindo a maior interioridade e conforto neste espaço tão exposto à paisagem. Na plataforma inferior que corresponde à cobertura dos edifícios da rua do Carmo, colocámos espreguiçadeiras para permitir tirar o máximo partido do sol e desta localização tão previlegiada.

 

Co-autoria: Célia Faria

Colaboração: Liliana Nóbrega, Pedro Tomé

Renders: Isabella Santos

Cliente: TOPO

Datas: 2016 - 2017

Fotografia: BICA Arquitectos

Local: Lisboa