Edifício rua da bica duarte belo

_

A intervenção neste edifício de 4 pisos de habitação e comércio, situado na Rua da Bica Duarte Belo que faz parte do conjunto classificado como Monumento Nacional, denominado “Ascensor da Bica e maio urbano que o envolve”, tem por objectivo uma proposta de recuperação integral das fachadas exteriores e das partes comuns, bem como de alteração e ampliação dos dois últimos pisos.

Trata-se de um edifício de gaveto da 2ª metade do século XVII, que inicialmente teria apenas dois pisos. Na segunda metade do século XIX foi construído o 2º andar e a mansarda. Na 1ª metade do século XX foram acrescentadas as águas-furtadas.

A partir do nível da varanda que corresponde ao 3º piso, foram integralmente demolidos o piso em mansarda e o piso com trapeiras dado o estado de degradação em que se encontravam.

Construímos toda a estrutura dos dois novos pisos em aço leve com sistema de painéis cimentícios e demos continuidade à leitura dos rebocos afagados dos pisos inferiores.

Construímos depois a cobertura com trapeiras integralmente em zinco de junta agrafada à côr da telha envelhecida.

Colocámos a côr escolhida nas fachadas nos vários elementos que caracterizam as fachadas como varandas, tubos de queda e nos aros das janelas, com excepção da cobertura e vãos do piso térreo em castanho, à côr da cobertura.

No interior dos novos pisos a compartimentação dos diferentes espaços funcionais foi construída num sistema aligeirado em estrutura metálica e gesso cartonado duplo com isolamento térmico/acústico no interior, de forma a não sobrecarregar a estrutura. No pavimento foi aplicado soalho tradicional em madeira de pinho.

 

Colaboração: Sérgio Almeida, Pedro Tomé

Área de Intervenção: 300m2

Cliente: Particular

Datas: 2008 – 2016

Fotografia: Bica Arquitectos