casa em castelo de vide

 
 

Em construção.

O projecto desta casa parte da ideia de dar uma nova vida à casa existente, um arquétipo de dimensões perfeitas em reboco branco à base de cal, ponto de reflexão da luz solar de toda a envolvente natural. Uma paisagem excepcional com vista para a serra de São Mamede.

Ao entrarmos no terreno por um percurso descendente ondulado entre muros de pedra ancestral, desenhado para a escala humana, avistamos a casa ao fundo encaixada na encosta. A casa está rodeada por vestígios de antigas construções em pedra com implantações bem definidas. Escolhemos dar uma nova vida a estas construções em pedra que envolviam a casa rebocada e, em tempos, caiada de branco. Esta nova construção em pedra assume-se com um carácter contemporâneo e constitui-se juntamente com a casa existente, numa nova casa que serve um novo habitar.

Entramos por uma escada recortada neste solo granítico que constitui o terreno para entrar numa porta que recortamos no alçado posterior da casa existente, contrariando o seu funcionamento inicial. Um grande hall aberto ao exterior que, através da porta existente no alçado principal, nos dá um primeiro enquadramento de paisagem.

Entramos em casa por uma porta em madeira maciça, recuperada do passado e enterramos uma escada que nos dá o acesso à cota da nova construção, que nos surge mais á frente, de forma inesperada.

Toda esta nova volumetria se ergue a partir das ruínas existentes no terreno, usando a mesma pedra para as dotar de uma nova vida, estabelecendo um forte contraste com o Arquétipo, a Casa caiada existente e tornam-se um só elemento que serve este novo habitar.

Esta nova volumetria funde-se com o terreno como um todo granítico e estabelece uma mediação com o extenso prado que se avista em frente, através de uma estrutura em latada de vinha que protege os espaços de estar do sol e filtra a imagem da construção com a natureza. Essa inserção de vegetação acontece também ao nível das coberturas ajardinadas para que dos pontos altos do terreno a construção em pedra se funda naturalmente com a vegetação.

A síntese de toda a intervenção/conceito é a de uma CASA branca solitária que pousa sobre a MATÉRIA da paisagem, a pedra, apenas ordenada para nela habitar. Um ponto branco-LUZ resplandecente.

No interior, preservar a essência das matérias são a base de toda a intervenção. Os pavimentos em lajes de pedra de dimensões generosas e as madeiras reutilizadas para construir as grandes portas. Objectos em pedra esculpida para pias de lavatório e duches. Puxadores e torneiras em metais nobres como o latão. As esquadrias das janelas são ocultadas pela pedra no exterior. A paisagem invade todo o interior, criando enfiamentos visuais que trespassam todos os espaços e nos colocam em pontos estratégicos no exterior. A transparência ao longo do corredor revela o encaixe na rocha, momento de mergulho absoluto no solo em pedra.

 
 

Colaboração: Pedro Tomé

Arquitetos locais: Cristina Mão-de-Ferro e Lorena Nobel - CASA Arquitetura

Área de Intervenção: 388 m2

Cliente: Particular

Datas: 2021 – …

Modelação 3D: Bernardo Sousa @imagens_do_bernardo

Local: Castelo de Vide